ACUPUNTURA

A acupuntura é um tratamento milenar que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde com indicação para diversas enfermidades. A acupuntura tem o seu conhecimento documentado desde de 3.000 a.C e consiste na estimulação de pontos do corpo humano por meio de técnicas apropriadas com a finalidade de promover os mecanismos de autorregulação.

As pesquisas atuais sobre a acupuntura indicam que o mecanismo terapêutico ocorre pela liberação de substâncias no organismo que possuem efeito analgésico, antiinflamatório, relaxante muscular,  ansiolítico, antidepressivo, vasodilatador, antiemético, cicatrizante e modulador da imunidade.  

A acupuntura é uma prática integrativa e complementar isso significa que é um recurso terapêutico que busca a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Além disso, tem como fundamentos uma visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

 
Como é a sessão? 
 

O atendimento é individual em sala climatizada. No primeiro atendimento antes de iniciar a aplicação de acupuntura é necessário realizar a coleta de informações, exame físico e avaliação da permeabilidade elétrica dos meridianos (ryodoraku). É relevante levar exames relacionados a sua queixa. A sessão de acupuntura é personalizada e podem ser integrados recursos complementares de acordo com as suas necessidades individuais: eletroacupuntura, laseracupuntura, auriculoterapia, e moxaterapia. A duração do primeiro atendimento é aproximadamente 1h:30min. As sessões de retorno tem duração de até 1h. 

A quantidade de sessões varia de acordo com a queixa e o estado de saúde de cada pessoa. Em casos crônicos geralmente a duração do tratamento é mais longa. A resposta ao tratamento pode variar de acordo com a cronicidade, gravidade e a presença de alterações estruturais.​

Auriculoterapia
Auriculoterapia

Acupuntura Tradicional
Acupuntura Tradicional

Eletroacupuntura
Eletroacupuntura

Auriculoterapia
Auriculoterapia

1/4
Situações que a acupuntura pode ser primeira opção 

Efeitos colaterais graves decorrentes do uso de medicamentos, em casos de insuficiência de função do fígado ou dos rins.

Idosos que necessitam tomar muitos remédios.

 
Condições Tratáveis pela Acupuntura de acordo com a Organização Mundial da Saúde 

Saúde Mental

​Estresse

Ansiedade

Insônia

Depressão leve

Compulsão Alimentar

Manifestações psicossomáticas

Ansiedade relacionada a tabagismo, alcoolismo e dependência química

Saúde da Mulher

TPM

Síndrome do climatério

Dismenorréia primária

Dor causada por endometriose

Aparelho digestivo

Dor de estômago (úlcera péptica, gastrite, espasmo gástrico)

Azia

Dispepsia (má digestão)

Sindrome do intestino irritável

Dores

Dor muscular

Dor no pescoço

Dor no ombro ( bursite, tendinite artrose)

Tendinite

Epicondilite lateral e medial

Ombro congelado

Lombalgia aguda e crônica

Espondilite anquilosante

Fasciíte plantar

Osteoartrose de joelho

Bursite patelar

Tendinite patelar

Dor no pós-operatório de qualquer origem

Fibromialgia 

Osteoartrite

Distúrbios circulatórios (má circulação)

Reumatismo

Dores de cabeça (tensional, têmporo-mandibular)

Enxaqueca​ (migrânea)