MEDICINA CHINESA PARA BEBÊS E CRIANÇAS

A acupuntura com agulhas pode ser utilizada em bebês e crianças, porém o estímulo é mais suave e por menos tempo. Elas são mais sensíveis e possuem resposta mais rápida em comparação com os adultos.  Além das agulhas, existem técnicas não invasivas que contribuem muito para o desenvolvimento saudável e alívio de queixas comuns na infância, por exemplo, o tui ná pediátrico (massagem), auriculoterapia e moxaterapia.  É importante que a criança se sinta confortável com o uso das agulhas, caso contrário é possível ter uma boa resposta com estímulos não invasivos até 12 anos de idade.

 
Tui ná Pediátrico e os Benefícios da Terapia Manual

Tui na é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, moxabustão, auriculoterapia. O tui na emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.

A partir do nascimento, o tato, o olfato e o paladar são os sentidos básicos que permitem a interação do bebê com o mundo. Nesse sentido, a pele é o órgão que favorece a comunicação plena do bebê e o tato passa a ser o sentido mais importante para sua interação.

Embora a criança nasça com todos os neurônios e não há geração de nenhum após o nascimento (estudos atuais contestam essa afirmação), as conexões neurológicas aumentam vertiginosamente. Segundo pesquisadores da Ciência da Motricidade e do Desenvolvimento Psicomotor, a criança precisa receber estímulos, exigências e desafios para favorecer a construção de fibras nervosas. E os melhores estímulos são mesmo o toque, a massagem e o carinho dos pais e cuidadores, que estimulam o desenvolvimento pleno das crianças.

A massagem ajuda a reduzir os hormônios do estresse, melhora o sistema imunológico da criança e minimiza cólicas, gases e refluxos.

Quais as indicações?

Indigestão, bronquite crônica, asma infantil, resfriado, enurese noturna, convulsão, dor de dente, falta de apetite, constipação, insônia por medo, dermatites.

Quais as contra indicações?

  • Doenças infecciosas agudas (tuberculose, hepatite, febre tifoide, difteria, etc);

  • Hemorragia interna;

  • Crianças sob medicações fortes (analgésicos);

  • Lesão medular;

  • Regiões com queimaduras, feridas abertas, fraturas;

  • Febre alta.

Enf. Ândrya Nayane

Coren-RS 271600

Graduação Enfermagem- UFRGS

Residência em Saúde Mental- HCPA/UFRGS

Especialização em Acupuntura- IBRAMPA

Harmonize corpo e mente.​

Acupuntura para longevidade, bem-estar e saúde.