Estresse

Estresse é uma palavra usada livremente hoje em dia e ainda lhe falta uma explicação definitiva. O estresse pode ser visto como a reação de uma pessoa a qualquer mudança que exija um ajuste ou uma resposta, que pode ser física, mental ou emocional. As respostas dirigidas aos processos biológicos internos estabilizadores e à preservação da autoestima podem ser vistas como adaptações saudáveis ao estresse. No entanto quando ocorre uma má adaptação a energia é exaurida resultando em desequilíbrio.  

Ainda não se sabe se uma sobrecarga de estresse simplesmente predispõe uma pessoa a doença ou se de fato a desencadeia, mas parece haver uma ligação causal.

SINAIS MAIS COMUNS DE ESTRESSE

  • Irritabilidade

  • Alterações no sono

  • Alterações no apetite

  • Dificuldade de concentração

  • Preocupação exagerada com situações irrelevantes

  • Diminuição da memória

  • Tensão muscular

  • Aumento da pressão arterial

Gerenciamento do Estresse
São estratégias de enfrentamento em resposta a situações estressantes.

Alerta

Tornar-se ciente dos fatores que criam estresse e os sentimentos associados a uma resposta estressante. O estresse só pode ser controlado quando se reconhece que ele está sendo vivenciado.

Relaxamento

Cada pessoa relaxa de maneiras diferentes. Algumas relaxam envolvendo-se em esportes, outros empregam técnicas como exercícios respiratórios.

Meditação

Praticada 20 min uma ou duas vezes por dia ajuda a reduzir a pressão arterial e outros sintomas relacionados ao estresse.

Comunicação interpessoal com pessoa significativa

Algumas vezes apena "colocar o problema para fora" com uma pessoa com quem simpatiza já é o suficiente para interromper o escalonamento da resposta de estresse. Escrever sobre os próprios sentimentos em um diário ou uma agenda também pode ser terapêutico.

Resolução de Problemas

Ver a situação de modo objetivo (ou procurar ajuda de uma outra pessoa para conseguir isso se o nível de ansiedade for alto demais). Procure examinar os fatos da situação e estudar alternativas para implementar.

Música

É verdade que a música pode "apaziguar a besta selvagem". Criar e ouvir música estimulam a motivação o prazer e o relaxamento. A música pode reduzir depressão e trazer a tona alterações mensuráveis no humor.

Enf. Ândrya Nayane

Coren-RS 271600

Graduação Enfermagem- UFRGS

Residência em Saúde Mental- HCPA/UFRGS

Especialização em Acupuntura- IBRAMPA

Rua Barão do Triunfo, 720, sl. 208

Menino Deus, Porto Alegre, RS