Perguntas frequentes

Acupuntura

Quantas sessões de acupuntura são necessárias?


O número de sessões depende do tipo de problema que será tratado e da resposta de cada indivíduo. Em situações agudas uma ou duas sessões podem ser suficientes. Geralmente se indica 4 a 10 sessões em um tratamento, mas deve se levar em consideração o nível de cronicidade e gravidade em cada caso. Casos crônicos podem precisar de 10 sessões ou mais.




Preciso fazer algum preparo antes da sessão de acupuntura?


É recomendado não fazer refeições pesadas muito próximo do atendimento. Evite fumar, beber café (ou qualquer outra bebida com cafeína) e praticar exercícios físicos intensos até 2 horas antes do atendimento. Para ficar mais confortável você pode usar ou levar uma roupa mais folgada (abrigos, roupas esportivas) e que permita trabalhar pontos nos braços e pernas. Você também pode levar laudos do seus exames clínicos.




Gestantes podem fazer tratamento com acupuntura?


Sim. Apenas alguns pontos devem ser evitados durante a gestação. Nesse momento a acupuntura pode ser indicada proporcionar mais conforto para a gestante e pode ser utilizada para aliviar enjôos e dores decorrentes da gestação.




Crianças podem ser tratadas com acupuntura?


Sim. A partir de qualquer idade pode se iniciar o tratamento com acupuntura. Se a criança não se sente a vontade com as agulhas existem técnicas não invasivas como o tui ná pediátrico (massagem para crianças) e auriculoterapia.




Em quais situações é contra indicada a acupuntura?


Infecções generalizadas, embriaguez, estado debilitado de saúde.




Tem tratamento para hérnia de disco com acupuntura?


O tratamento de acupuntura para a hérnia de disco auxilia no alívio dos sintomas dolorosos. O resultado também irá depender da gravidade e cronicidade da alteração estutural na coluna.




Qual a frequência das sessões de acupuntura?


As sessões são uma vez por semana, podendo ao longo do tratamento passar para uma sessão a cada 15 dias. Em casos mais graves podem ser duas ou mais sessões por semana. A frequencia depende da evolução de cada situação, sintomas e objetivo do tratamento.




Já fiz acupuntura antes, o tratamento será igual?


Existe uma grande propabilidade de ser diferente. A acupuntura chinesa possui algumas características gerais, mas conforme o estilo adotado pela escola irá ter diferenças. Isso também acontece com a acupuntura japonesa e coreana. Mesmo que o fundamento de todas seja a Medicina Tradicional Chinesa existem diversas técnicas e estilos de se aplicar a acupuntura, por isso é bem possível que você encontre diferenças no tratamento com cada acupunturista.




Quanto tempo demora para iniciar os efeitos da acupuntura?


Os indivíduos mais sensíveis a acupuntura podem obter os efeitos entre a 1º e 3º sessão. Indivíduos com uma resposta mais lenta podem obter os efeitos após a 5º sessão. E há os indivíduos resistentes que não apresentam nenhum efeito, se estima que isso ocorre em 5% das pessoas. O tratamento com acupuntura é como qualquer outro tratamento de saúde. Assim como alguns tratamentos com medicação tem um bom efeito para uma pessoa, em outra não se obtém o mesmo resultado, ou até efeitos colaterais. Isso depende da evolução da doença e do organismo de cada indivíduo. Fatores genéticos e algumas medicações também interferem na resposta ao tratamento com acupuntura como codeína, diazepam, narcóticos e corticosteroídes.




É colocada alguma substância nas agulhas de acupuntura?


Não é utilizada nenhuma substância ou medicação. Todos os efeitos terapêuticos são decorrentes de substâncias produzidas naturalmente pelo nosso organismo. A inserção e estimulação da agulha induz o nosso corpo a liberar substâncias que aliviam a dor e promovem bem-estar.




Quais as indicações da acupuntura?


Condições tratáveis pela acupuntura conforme Organização Mundial da Saúde: Saúde Mental Estresse Ansiedade Insônia Depressão leve Compulsão Alimentar Manifestações psicossomáticas Ansiedade relacionada a tabagismo, alcoolismo e dependência química Saúde da Mulher TPM Síndrome do climatério Dismenorréia primária Dor causada por endometriose Aparelho digestivo Dor de estômago (úlcera péptica, gastrite, espasmo gástrico) Azia Dispepsia (má digestão) Sindrome do intestino irritável Dores Dor muscular Dor no pescoço Dor no ombro ( bursite, tendinite artrose) Tendinite Epicondilite lateral e medial Ombro congelado Lombalgia aguda e crônica Espondilite anquilosante Dor no pé Fasciíte plantar Osteoartrose de joelho Bursite patelar Tendinite patelar Dor no pós-operatório de qualquer origem Fibromialgia Osteoartrite Distúrbios circulatórios (má circulação) Reumatismo Dores de cabeça (tensional, têmporo-mandibular) Enxaqueca​ (migrânea)




Após o atendimento de acupuntura preciso fazer alguma restrição?


Não. Após o atendimento você pode voltar as suas atividades diárias sem restrições. O que pode ocorrer após o atendimento é você sentir um pouco de sonolência.




O que esperar do atendimento de acupuntura?


Conforme princípios da Medicina Tradicional Chinsea é feita a palpação do pulso e observação da língua para compreender os apectos energéticos envolvidos na manifestação. Também é feita avaliação energética dos meridianos por meio da permeabilidade elétrica da pele. As agulhas de acupuntura são diferentes e bem mais finas do que as agulhas de injeção ou vacina, isso torna a aplicação confortável. As agulhas são esterilizadas e registradas na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Após o uso são descartadas e a cada aplicação é usada uma agulha nova. No tratamento podem se utilizar estímulos com moxas, eletroacupuntura, ventosas, guasha e auriculoterapia.




Fazer acupuntura doí?


Alguns pontos nos membros superiores e inferiores e onde há o acúmulo de terminações nervosa são mais sensíveis, e pode ocorrer um desconforto passageiro apenas no momento da inserção. As agulhas são muito finas, aproximadamente um fio de cabelo, o que torna a aplicação suave. Enquanto as agulhas ficam inseridas no corpo não se sente nenhuma dor ou desconforto. A sensação é diferente da aplicação de vacina, injeção ou exame de sangue.




A acupuntura pode ser usada para parar de fumar?


A interrupção do uso do cigarro depende da pessoa que deseja parar de fumar. A acupuntura não faz a pessoa parar de fumar, mas pode ser um complemento para aliviar a ansiedade nesse processo de mudança.




Como faço para agendar um atendimento?


Todos os atendimentos são com hora marcada. Você pode agendar pelo whatsapp e telefone. Segunda a sexta das 8h às 19h. Sàbado das 9h às 12.




É normal ficar com hematoma após a sessão?


Algumas vezes podem surgir hematomas no local de inserção de agulha, mas são inofensivos e não causam nenhum efeito adverso. Eles podem levar de 5 a 6 dias para desaparecer. Pacientes com o uso de anticoagulantes, ou que possuam capilares próximos a pele têm maior probabilidade de apresentar hematomas após a sessão.




Acupuntura emagrece?


A acupuntura pode atuar diminuindo a ansiedade, a sensação de fome e, desse modo, ajuda no controle da compulsão alimentar, principalmente por doces. Esse efeito favorece a reeducação alimentar, diminuindo a necessidade do uso de medicamentos para reduzir o apetite. É necessário mudança no estilo de vida e reeducação alimentar.





Enf. Ândrya Nayane

Coren-RS 271600

Graduação Enfermagem- UFRGS

Residência em Saúde Mental- HCPA/UFRGS

Especialização em Acupuntura- IBRAMPA

Acupuntura para harmonizar corpo e mente.

Bem-estar e saúde como um todo.

Rua Barão do Triunfo, 720, sl. 208

Menino Deus, Porto Alegre, RS