Minha 

FILOSOFIA

"Cuide de seus sentidos e espírito, eles cuidarão de seu corpo e de sua alma."

Chuang Tse

Matsu Acupuntura

Matsu em japonês significa pinheiro, árvore com alta longevidade e resistência que pode atingir idades milenares. No oriente, a longevidade é sinônimo de sabedoria, e a sabedoria é o elemento básico para a verdadeira felicidade.

Olá! 

Meu nome é Ândrya sou enfermeira e acupunturista habilitada pelo Conselho de Enfermagem. O meu interesse na saúde se iniciou a partir de uma experiência pessoal. Minha mãe teve câncer e naquela época me senti muito impotente porque eu não sabia o que poderia fazer para ajudá-la. Ela não sobreviveu e essa experiência me levou a busca do conhecimento sobre o cuidado em saúde. Encontrei na enfermagem e na biologia algumas explicações, mas sentia que faltava algo. Minha caminhada pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) começou pela curiosidade na prática do kung fu que traduzido significa habilidade acumulada. É uma arte marcial chinesa que integra a prática física com a busca do autoconhecimento, a integração do ser humano com a natureza,  e a harmonia do corpo e da mente. Acabei me identificando com esses princípios que fazem parte da MTC e da filosofia oriental. Assim encontrei algumas peças para montar meu quebra-cabeças. Mesmo assim,  não encontrei todas as explicações, mas esse é o caminho que me realiza.

Hoje  me dedico a desenvolver o meu kung fu terapêutico, ou seja, minha habilidade com a acupuntura e seus recursos complementares. O meu objetivo é proporcionar tratamentos seguros e eficazes respeitando a sensibilidade de cada indivíduo. Acredito que a medicina oriental e ocidental podem andar juntas, assim como yin e yang uma complementa a outra.

Prevenção e cuidado em saúde

A expectativa de vida está aumentando, mas nem sempre é acompanhada com qualidade de vida. Com o tempo surgem as doenças, dor e imobilidade. Será que precisa ser assim? Queremos viver mais com bem-estar e saúde para desfrutar a vida. Para isso precisamos cuidar de nosso corpo e mente e fazer a  prevenção. A maioria das doenças que lotam os hospitais poderiam ser prevenidas. 

Há séculos a medicina tradicional chinesa (MTC) preocupa-se com o envelhecimento. Um dos fundamentos da MTC é a prevenção e manutenção da saúde. A acupuntura é apenas um dos pilares desse conhecimento que inclui a dietoterapia, fitoterapia, massagem, exercício físico e meditação. 

Formação
  • Graduação Enfermagem- UFRGS

  • Especialização em Acupuntura- IBRAMPA

  • Residência em Saúde Mental- HCPA/UFRGS

  • Técnico em Biotecnologia- Escola Técnica da UFRGS

  • Ciências Biológicas (interrompido) - UFRGS

  • Extensão em Neurociências- UFRGS

  • Extensão em Terapia do Gua Sha- CIEPH

  • Formação em Acupuntura, Moxabustão Japonesa e Diagnóstico Táctil Japonês- Escola Shinkyú Dojoh

  • Medicina Chinesa no Cuidado de Bebês e Crianças - IBRAMPA

  • Reflexologia Podal- IDHERA

Enf. Ândrya Nayane

Coren-RS 271600

Graduação Enfermagem- UFRGS

Residência em Saúde Mental- HCPA/UFRGS

Especialização em Acupuntura- IBRAMPA

Rua Barão do Triunfo, 720, sl. 208

Menino Deus, Porto Alegre, RS