Laser-Acupuncture-1024x768_edited.jpg
Laseracupuntura
Espectro-Eletromagnético.jpg

A aplicação do laser é uma tecnologia que se integra perfeitamente com a acupuntura. De acordo com a Organização Mundial da Saúde o laser pode ser utilizado para estimulação dos pontos de acupuntura e para todas as indicações que podem ser tratáveis por ela. O laser pode ser aplicado sozinho em caso de pacientes que possuem fobia das agulhas, ou combinado com as agulhas. No entanto, a aplicação com a combinação de agulhas tem um efeito potencializador do estímulo.

O que é o Laser?

É uma forma de energia eletromagnética luminosa, vísivel ou não, dependendo do material utilizado para produzir esse tipo de radiação. O laser é luz, mas com características próprias (monocromaticidade, colimação e coerência) que difere de outras fontes de luz como por exemplo, a gerada por uma lâmpada.

A luz visível que recebemos do sol é apenas uma parte de um fenômeno físico muito mais abrangente, conhecido como radiação eletromagnética.

Podemos definir radiação como a propagação de energia de um ponto a outro no espaço. 

 

 

 

 

 

 

Fotobiomodulação em Acupuntura

 

O laser utilizado em acupuntura é o de baixa intensidade não destrutivo  que induz os mecanismos de fotobiomodulação.

O objetivo da aplicação do laser em acupuntura é estimular os pontos e regiões do corpo por meio da absorção da luz pelos tecidos. A energia do laser afeta diretamente o metabolismo celular. A 1ª Lei da Fotobiologia, proposta por Grothur-Droper, assume que a luz precisa ser absorvida para ter um efeito sobre os tecidos. E o nosso corpo possuem fotoreceptores e cromoforos que absorvem a energia da luz. 

Técnica ILIB (laserterapia sistêmica) e Acupuntura

ILIB é aplicação indolor, não invasiva, contínua e direta de laser terapêutico vermelho na artéria radial. Devido a proximidade da artéria radial com a pele o laser vermelho é capaz de atingir o sangue, por meio de pulseiras que acoplam a caneta laser. 

A aplicação ILIB melhora o metabolismo das células, tem efeito antioxidante, melhora a circulação, regula a imunidade e tem efeito antiinflamatório. Estes efeitos terapêuticos favorecem o rejuvenescimento, o bem-estar e a qualidade de vida. É indicada também para pacientes com diabetes e doenças cardiovasculares.  Pode ser integrada perfeitamente com o tratamento de acupuntura.

Como é feita a aplicação?

O laser pode ser utilizado em pontos de acupuntura sistêmicos, nos pontos de auriculoterapia e craniopuntura de yamamoto. A aplicação leva alguns segundos por ponto e é indolor. Ou a técnica ILIB pode ser aplicada durante a sessão de acupuntura combinando os dois tratamentos. Durante a aplicação é obrigatório o uso de óculos protetores. 

Benefícios do laser em acupuntura:

Promove a liberação de b-endorfinas e serotonina;

Proporciona mais energia para a célula;

Relaxa a musculatura e aumenta o limiar da dor;

Diminui substâncias relacionadas a dor;

Ativa os pontos de acupuntura;

Regenera os tecidos.

Contraindicações:

Portadores de marcapasso;

Epilepsia, relativa;

Epífises em crianças;

Histórico de fotossensibilidade;

Sobre glândulas endócrinas;

Após uso de peelings químicos;

Medicamentos que promovem a fotossesinbilidade;

Câncer na região;

Glaucoma;

Gestantes na região do abdômen.