Acupuntura para Ansiedade

As pessoas enfrentam situações de ansiedade diariamente. A ansiedade, que promove a motivação para o alcance de metas, é uma força necessária e natural. O termo #ansiedade frequentemente é empregado como sinônimo de #estresse, entretanto não possuem o mesmo significado. Estresse, ou, mais apropriadamente, estressor, é uma pressão externa colocada sobre o indivíduo. A ansiedade é a resposta emocional subjetiva a esse estressor.

Ansiedade também não é medo, visto que a primeira é um processo emocional, enquanto o medo é um processo que envolve a avaliação intelectual de um estímulo ameaçador. A ansiedade envolve a reposta emocional a essa avaliação.

Ansiedade é uma reposta emocional ( apreensão, tensão, desconforto) de antecipação do perigo, cuja fonte não é conhecida ou reconhecida. A ansiedade pode ser considerada uma doença quando interfere na eficácia da vida, no alcance de metas desejadas, ou na satisfação, ou no conforto emocional razoável.


Quando a ansiedade se torna patológica podem surgir os transtornos de ansiedade: síndrome do pânico, ansiedade generalizada, transtorno obsessivo compulsivo, estresse pós-traumático, fobias e indiretamente, em outras condições médicas como doença da artéria coronária, disfunções gastrointestinais e asma.


Ansiedade e Medicina Chinesa


Na medicina chinesa a ansiedade está ligada com o rim e o coração. Pode estar associada com os sinais de alteração do coração como insônia, palpitações, hipertensão, agitação, dor na região cardíaca, palidez e extremidades frias.

A ansiedade do coração está baseada no medo, emoção que é associada aos rins, com sentimentos característicos de apreensão, do medo que algo terrível aconteça. Os sinais da alteração da emoção dos rins se manifesta com sobressaltos e receio, sinais físicos de tremor, aumento da frequência urinária e intestinos soltos.

Além do coração e rins o fígado pode ser afetado pela ansiedade. Uma das características do fígado é a emoção da raiva. Essa combinação pode causar tensão mental, emocional e física, de forma que a pessoa pareça estressada e tensa. A emoção da raiva desequilibra o fígado, podendo causar irritabilidade, indecisão, hipersensibilidade, dores de cabeça, rigidez ou tremores nos músculos da face, dor e rigidez no pescoço, ombros, costas e membros.


Como a #acupuntura pode ajudar?


O estímulo produzido na acupuntura ativa os mecanismos de sobrevivência do organismo, ou seja, estimula o potencial de autorregulação e autocura do organismo. Um dos resultados da ativação desses mecanismos é a liberação de substâncias como a endorfina e dopamina (neurotransmissores do bem-estar). Além disso, durante o tratamento de acupuntura não se busca apenas a aplicação da técnica, mas também a abordagem integrada do indivíduo (corpo, mente e espírito), pois esse é o fundamento da Medicina Tradicional Chinesa.


Desde 2002, a OMS indicava a acupuntura no tratamento da ansiedade. Dependendo da gravidade a acupuntura pode ser utilizada isolada ou em conjunto com a medicação e outros tratamentos como a psicoterapia. Estudos mais recentes demonstram a possibilidade da acupuntura contribuir para a redução do tratamento farmacológico e o seu uso indiscriminado e prolongado.




AMORIM, Diogo et al. Acupuncture and electroacupuncture for anxiety disorders: A systematic review of the clinical research. Complementary therapies in clinical practice, v. 31, p. 31-37, 2018.

GOYATA, Sueli Leiko Takamatsu et al . Efeitos da acupuntura no tratamento da ansiedade: revisao integrativa. Rev. Bras. Enferm.,  Brasília ,  v. 69, n. 3, p. 602-609,  June  2016.

TOWNSEND, Mary C. Enfermagem psiquiátrica: conceitos de cuidados na prática baseada em evidências. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

World Health Organization - WHO. Acupuncture: review and analysis of reports on controlled clinical trials. Geneva; 2002.

Enf. Ândrya Nayane

Coren-RS 271600

Graduação Enfermagem- UFRGS

Residência em Saúde Mental- HCPA/UFRGS

Especialização em Acupuntura- IBRAMPA

Rua Barão do Triunfo, 720, sl. 208

Menino Deus, Porto Alegre, RS