Acupuntura para Gestantes

A gestação é a plenitude do Yin realizando sua mais importante função: dar forma, gerar, produzir a matéria.


Acupuntura na Gestação

Quando o Yin abriga o novo, ele se torna completo. De uma maneira geral, durante a gestação, as mulheres estão plenas de seus atributos Yin: recolhimento, espera, adaptabilidade às constantes mudanças, expressão da feminilidade psíquica.

Os longo nove meses são necessários para a formação do feto é também nesse período que o pai e a mãe vão se acostumando com a presença do novo ser que se forma. O relacionamento dos pais com o bebê começa na gestação , e não após o parto. Essa comunicação é baseada na intuição e sentimentos, portanto muito frágil, quase imperceptível. Se houver muito barulho, muita agitação, perde-se esse contato e sobram apenas as projeções e idealizações. Assim sendo a espera da passagem desses nove meses não acontece em vão e não é estática, é extremamente necessária e dinâmica.

As mudanças no corpo da mulher são tão significativas que a obrigam a ajustar constantemente sua postura, sua alimentação, seus horários de sono, sua capacidade de trabalho, seu humor e bem-estar. Essas são as primeiras grandes lições da maternidade: a paciência exigida pela espera e a capacidade de adaptação exigida pelas constantes mudanças. Paciência e capacidade de adaptação serão, futuramente, qualidades extremamente necessárias não só para cuidar do bebê, mas também para a convivência com a criança durante todo o seu desenvolvimento.


Como a acupuntura pode ajudar nesse momento especial de transformação que é a #gestação?


A #acupuntura pode ser utilizada como instrumento terapêutico durante a #gravidez, pois é uma excelente alternativa de tratamento. Nessa fase o uso de medicações é reduzido para evitar danos ao feto.

A acupuntura para gestantes pode auxiliar no alívio de sintomas, doenças e incômodos que podem surgir na gestação. Por exemplo: enjoo, dores de cabeça, insônia, ansiedade, dores nas costas, edemas e descompensação de doenças preexistentes.

A gestação é um momento de espera e mudanças físicas e psicológicas. A abordagem holística da acupuntura que trata de uma forma integrativa pode auxiliar a entrar em sintonia com as mudanças naturais que ocorrem durante a gestação.


CAMPIGLIA, H. Domínio do yin: da fertilidade à Maternidade; a Mulher e suas Fases Segundo a Medicina Tradicional Chinesa. São Paulo: Ícone, 2017.

EYSSALET, J. M. Le Secret de La Maison des Ancêtres. Paris: Guy Trédaniel, 1990.

WEST, Z. Acupuncture in Pregnancy and Childbirth. Churchill Livingstone, 2008.