Dores no Pescoço

A dor no pescoço também conhecida como cervicalgia e cervicobraquialgia (dor no pescoço que se irradia para o braço) são síndromes frequentes e responsáveis por importante redução na produtividade e qualidade de vida. A dor e a limitação podem resultar de alterações nas vértebras, músculos, nos discos, nas articulações, ou nos ligamentos. Essas alterações podem ser causadas por trauma, inflamação, tumores, fatores posturais e ergonômicos ou sobrecarga dos membros superiores.


Principais causas das dores (cervicalgia e cervicobraquialgia):


  • distúrbio da coluna: hérnia de disco, estenose espinhal, espondilose e espondilolistese;

  • alterações musculares: síndrome miofascial;

  • distúrbios reumatológicos: artrite reumatoide e espondilite anquilosante;

  • infecções: osteomielite, meningite e herpes zóster;

  • tumores: metástases, osteoblastoma, osteocondroma, hemangioma, linfoma, mieloma múltiplo;

  • alterações neurológicas: neuralgia pós-herpética;

  • trauma: quedas, acidentes de carro, etc.

  • movimentos respetivos com os braços e flexão de pescoço;

  • dor referida: angina e infarto do miocárdio, alterações da vesícula biliar e no esôfago.


Medicina Chinesa e Dores no Pescoço


A integridade das estruturas musculoesqueléticas depende do bom funcionamento dos Zang Fu (órgãos) e livre fluxo de Qi (energia) e Xue (sangue). A interrupção do livre fluxo de energia e sangue gera estagnação do Qi (energia) dando origem a síndrome obstrutiva. Gerando prejuízo a músculos, tendões, articulações e ossos e, consequentemente, dor e limitação funcional.

A região do pescoço está relacionada com o sistema do fígado/vesícula biliar, sendo assim os desequilíbrios nesse sistema podem levar ao distúrbio da cervical. A deficiência do Yin do fígado causa o escape do Yang do fígado, que por sua característica vai para o alto (cabeça) e para o dorso. Dessa forma, a região cervical é o local eletivo, e as doenças se manifestam por sensação de tensão local. A energia do fígado agride energeticamente os músculos e a energia dos rins. Além disso, as articulações da região cervical também são agredidas pela energia proveniente do coração, por isso em indivíduos ansiosos se observa a manifestação de cervicalgia.


Os principais fatores dão origem ao desequilíbrio desse sistema são:

  • emocional: raiva, irritação;

  • alimentação inadequada: excesso de gorduras, frituras, álcool;

  • trabalho que leva ao consumo de energia excessivo : movimentos repetitivos, atividade física prolongada;

  • postura inadequada.

De acordo com o processo de adoecimento na fase inicial também chamada de fase energética, o indivíduo tem apenas a queixa da dor e os exames são normais. Na segunda fase pode apresentar alterações funcionais ou inflamatórias, por exemplo, bursite, capsulite, tendinite. Se o processo continua, agravado pela inflamação, leva a redução na circulação de sangue e de nutrição, ocasionando processo degenerativo e alterações estruturais, como hérnia de disco, artroses, osteoartrite, ruptura de tendões, e etc.


Dores no pescoço e movimentos afetados


A dor no pescoço pode se manifestar de várias formas, abaixo são descritos alguns tipos de manifestação e os meridianos relacionados. A forma que a dor se manifesta indica quais meridianos devem ser tratados com acupuntura.


Meridianos parte lateral do pescoço.

Meridianos parte posterior do pescoço.

Dificuldade de lateralização


Se a dor for aguda associada a fatores climáticos e emocionais o meridiano afetado é o do triplo aquecedor. Se a dor for crônica e profunda o meridiano afetado é Yang Wei.


Dificuldade de rotação


Se a manifestação for aguda o meridiano afetado é o do intestino grosso, no entanto se for crônica acompanhada de insônia, dores erráticas é necessário tratar o meridiano Yang Qiao Mai.


Dificuldade de flexão e extensão


Nessa manifestação se for aguda e superficial está relacionada com o meridiano da bexiga. Se a dor for crônica e profunda é necessário tratar o meridiano Du Mai.


Dor por toda a coluna incluindo a cervical


Dor por toda a coluna como se tivesse quebrado, com sensação de peso abdominal está relacionada com o o meridiano dos rins.


Dor na nuca e na lombar


Dores intermitentes, acompanhada de taquicardia, ou palpitação, irritabilidade, angústia e ansiedade está relacionada com o meridiano da bexiga.


Dor na nuca que bloqueia os movimentos do pescoço


Nessa manifestação o meridiano afetado é o do intestino delgado.


Dor com formigamento ou irradiação


Sensação de formigamento, parestesia, acompanhada com dificuldade de movimentação da cabeça, ou dor irradiada para os braços, pode ser irritação das raízes nervosas. Se forem afetadas as vértebras superiores pode causar limitação dos movimentos de rotação com dores irradiadas para a cabeça e região frontal, enjoos e vertigens.

Se for as vértebras inferiores pode causar irradiação da dor até a mão, passando pelo ombro, braço e antebraço (cervicobraquialgia).

Dependendo do segmento acometido também existem relações com o aspecto mental do coração (ansiedade) e pulmão (mágoa, tristeza). Se for C3-C4 está relacionada com a atividade do pulmão. Se for C5-C6 ou C6-C7 está relacionada com a atividade do coração.


Síndromes e dores no pescoço


Deficiência de Yin do Rim


A dor tem um início lento e gradativo, apresentado dificuldade de movimento e dor local (pode irradiar). A deficiência do Yin do rim leva a uma má nutrição do ossos. Relacionada a doenças degenerativas como osteoartrose.


Deficiência do Yin do Rim e Yin do Fígado


Dor local com sensação de calor na região. Está relacionada a tensão muscular, dor nos ligamentos, presença de pontos gatilho. A deficiência do Yin do rim e do Yin do fígado leva a uma má nutrição dos tecidos moles.


Estagnação de Qi (energia) e Xue (sangue)


Dor geralmente não irradiada que alivia com repouso, presença de tensão e pontos doloridos nos músculos, ao redor de pescoço e ombros. Também pode causar dor de cabeça tensional. Pode ser causada por estagnação da energia do fígado, traumas e esforço repetitivo e ser agravada pelo estresse.


Invasão de Vento Frio


Espasmo agudo do pescoço (torcicolo), dor local, ou irradiada, limitação dos movimentos. Pode contribuir para dor e rigidez crônica no pescoço. Ocorre após exposição ao vento e ao frio especialmente se a resistência do corpo está baixa.


#Acupuntura no tratamento da dores no pescoço



Quando o processo patológico está em fase inicial os resultados são mais rápidos em

As agulhas são aplicadas na região da dor e em pontos distais. A acupuntura tem como mecanismo de ação o relaxamento local, aumento da circulação, liberação de substâncias antinflamatórias e que reduzem a dor. Em relação a influência do aspecto da saúde mental a aplicação da acupuntura estimula a produção de endorfinas que atuam na regulação do sistema nervoso autônomo reduzindo os níveis de tensão.

Muitos pontos utilizados no tratamento da dor estão associados ao aspecto mental e emocional, por exemplo pontos do fígado (raiva, irritação), rim (medo), baço pâncreas (preocupação). Esses pontos são utilizados também por estarem associados com os componentes do sistema musculoesquelético sendo o fígado relacionado com os tendões, rim os ossos, e baço pâncreas os músculos.



ROSS, J. Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. São Paulo: Rocca, 2003.

YAMAMURA, M.L; YAMAMURA, Y. Guias de medicina ambulatorial e hospitalar da EPM-UNIFESP: Acupuntura. Barueri, SP: Manole, 2015.


Enf. Ândrya Nayane

Coren-RS 271600

Graduação Enfermagem- UFRGS

Residência em Saúde Mental- HCPA/UFRGS

Especialização em Acupuntura- IBRAMPA

Rua Barão do Triunfo, 720, sl. 208

Menino Deus, Porto Alegre, RS