Emoções e Dores


Apesar do grande desenvolvimento tecnológico e do conhecimento especializado, permanece, na maioria dos casos, envolta em mistério a origem das dores e doenças quando não são encontradas causas como infecção, traumatismos, alterações genéticas etc. Mesmo quando se encontra a causa ( como infecções e alterações genéticas), fica a pergunta: por que uma pessoa teve a infecção se os outros que convivem juntos não a tiveram? Por que os irmãos, ainda crianças, que têm os mesmos pais e a mesma alimentação, não apresentam doenças iguais nem comportamentos iguais, todos são diferentes uns dos outros, e alguns desenvolvem doenças enquanto outros se mantêm saudáveis?


Diante de determinada doença, as pessoas reagem de forma diferente, uns tem uma evolução mais tranquila, enquanto outros tem complicações. Se a doença é a mesma, qual o motivo de ela evoluir de maneira diferente para cada pessoa? Qual a diferença de uma pessoa para outra, já que a constituição física, as células e as moléculas são as mesmas?


O diferencial está na Energia Mental (shen qi), que é único para cada indivíduo. Isso significa que "nós somos o que somos pela memória que temos", essa memória é resultante de memória ancestral, memória intrauterina e memória adquirida. Cada um traz a sua memória e, portanto, a reação é diferente para cada pessoa.



O Shen Qi (energia mental)


Segundo a medicina chinesa o shen qi se origina no momento da fecundação e é este Qi que vai comandar a formação do corpo físico. A energia mental é o ativador de todas as funções neurais, emocionais e psíquicas.

A mente comanda o corpo por intermédio de memória subconsciente e da memória adquirida. Todo o indivíduo traz memórias que se formaram à custa de estímulos exteriores captados pela visão, audição, tato, olfato, paladar, associados a estímulos interiores provenientes dos órgãos. A memória intrauterina é formada de modo que tudo que a mãe sente, pensa, ou se emociona, o bebê já registra no seu subconsciente.

O registro de uma memória é feito não somente com o fato em si, mas com fenômenos que estão ocorrendo junto a emoção principal, como as condições do tempo (chuva, noite, trovões), música, ruídos do ambiente, perfume, pessoas, etc, que são chamados fenômenos satélite. No futuro, esses fenômenos podem acessar a memória do evento principal e a mente pode sentir a mesma emoção e com a mesma intensidade.


Emoções e dores crônicas do sistema musculoesquelético


As emoções em si não são a causa da dor, mas o sentido que a nossa mente dá a emoção.

Os fatos que acontecem em nosso ambiente geram emoções e a mente baseada nas memórias elabora um sentido que pode afetar a nossa saúde física e mental.

A dor e a doença podem ser entendidas como um processo de sensibilidade. No primeiro contato, ou seja, na primeira emoção, o sentido dado pela mente não produz manifestação clínica; a repetição da emoção e o seu sentido é que podem desenvolver a manifestação clínica, podendo ocorrer em pouco tempo, ou levar anos, ou décadas. No início do processo existe a dor, mas os exames estão normais, essa é a fase energética. Se o desequilíbrio persistir a dor evolui para processos inflamatórios e degenerativos como artrose, tendinite, hérnia de disco, etc.


Relações entre o sentido dado pela mente diante das emoções:


Exemplo:

Quando o fator que causa a emoção é menos intenso, como no caso de um irmão maior que se revolta com o irmão menor por ser implicante e o sentido a essa revolta constante foi a vontade de bater, mas não foi realizado, ficando reprimido, esse registro na infância pode, mais tarde, quando o adulto encontrar um chefe "chato" ou um companheiro violento, reavivar a vontade de bater e não poder, causando dor no ombro, passando da fase energética até problemas físicos na articulação.


Shen Mente e Consciência


A palavra shen pode ter muitas atribuições. Pode ser a face e a aparência exterior de alguém, o brilho dos olhos, seus movimentos, sua fala, presença e sensibilidade. Ao mesmo tempo shen também está relacionado as funções psíquicas, pensamento, comunicação, consciência. Shen significa tanto mente quanto consciência.

O shen é começa a ser formado desde a fecundação e herdamos eles de nossos pais e ancestrais. Existem fatores hereditários que podem influenciar nossa mente e corpo. No entanto, ainda preservamos características individuais. As crenças, valores, e o estilo de vida que cada indivíduo adota influencia significativamente a resposta as dores e as doenças.

O compreensão das emoções como fatores desencadeantes de dores é importante uma vez que elas repercutem em nosso corpo. Lembrando que as emoções não são o problema, mas o sentido que nossa mente dá a emoção. Sentir amor, raiva, tristeza, alegria é natural e faz parte de ser humano é o que traz colorido para nossa existência.


YAMAMURA, M.L; YAMAMURA, Y. Guias de medicina ambulatorial e hospitalar da EPM-UNIFESP: Acupuntura. Barueri, SP: Manole, 2015.

Enf. Ândrya Nayane

Coren-RS 271600

Graduação Enfermagem- UFRGS

Residência em Saúde Mental- HCPA/UFRGS

Especialização em Acupuntura- IBRAMPA

Acupuntura para harmonizar corpo e mente.

Bem-estar e saúde como um todo.

Rua Barão do Triunfo, 720, sl. 208

Menino Deus, Porto Alegre, RS