Reflexologia no Tratamento do Câncer


Pacientes que recebem #quimioterapia lutam com os efeitos colaterais deste tratamento. Esses efeitos obrigam os pacientes a usar não apenas os métodos farmacológicos, mas também métodos relaxantes não farmacológicos.

A #reflexologia é um tratamento complementar e integrativo que aplica pressões em pontos dos pés, mãos e orelhas com o objetivo de regular o organismo e induzir o relaxamento. Pode complementar diversos tipos de terapias inclusive o tratamento contra o câncer.

Mesmo que ainda existam poucos estudos em larga escala, os resultados sugerem o benefício potencial da reflexologia como tratamento de suporte para sintomas físicos e emocionais dos pacientes com #câncer.


Como funciona a #reflexologia?

Ainda não se sabe exatamente como funciona, para além do ato físico de estimular as terminações nervosas dos pés. Contudo, existem várias explicações possíveis: desbloqueio e aumento do fluxo da energia vital do organismo; estimulação dos pontos dos meridianos de acupuntura; relaxamento da musculatura profunda e redução da tensão e do estresse; aumento da circulação cardiovascular e linfática; redução da dor por estimulação da produção de endorfinas (substâncias produzidas no cérebro que originam sensação de bem-estar e prazer).


Como é a sessão?

Os terapeutas massageia todas as zonas reflexas dos pés, provocando um aumento da circulação sanguínea nas áreas do corpo correspondentes, pretendendo assim beneficiar todo o organismo e não só a parte em que a massagem se aplica. A reflexologia também pode ser complementada com a auriculoterapia.


Quais os benefícios da #reflexologia para o paciente com câncer?

  • Relaxamento e bem-estar;

  • Redução das dores;

  • Terapia segura sendo realizada por profissional treinado;

  • Sem efeitos colaterais;

  • Redução da falta de ar e fadiga.




SIEGEL, Pamela; BARROS, Nelson Filice de. O que é a Oncologia Integrativa?. Cad. saúde colet.,  Rio de Janeiro ,  v. 21, n. 3, p. 348-354,  Sept.  2013 .

ÖZDELIKARA, Afitap; TAN, Mehtap. The Effect of Reflexology on Chemotherapy-induced Nausea, Vomiting, and Fatigue in Breast Cancer Patients. Asia-Pacific journal of oncology nursing, v. 4, n.3, p. 241-249, Jul-Sept. 2017.


WYATT, Gwen et al. Health-related quality-of-life outcomes: a reflexology trial with patients with advanced-stage breast cancer. Oncology nursing forum, v. 39, n.6, p.568-77, Nov. 2012.


 






Enf. Ândrya Nayane

Coren-RS 271600

Graduação Enfermagem- UFRGS

Residência em Saúde Mental- HCPA/UFRGS

Especialização em Acupuntura- IBRAMPA

Acupuntura para harmonizar corpo e mente.

Bem-estar e saúde como um todo.

Rua Barão do Triunfo, 720, sl. 208

Menino Deus, Porto Alegre, RS