TAO
A cosmovisão taoísta teve grande influência na Medicina Tradicional Chinesa.
Para além do Espaço e do Tempo o olhar poético dos sábios visionários da China antiga contempla o momento mágico em que o mundo precede a forma - o Céu Anterior - desdobra-se nas imagens tangíveis das "dez mil coisas" - o domínio do Céu Posterior, reino da matéria e dos produtos da Terra.
Entre a perenidade do Céu e a secularidade da Terra emerge o Ser Humano, o Meio, cuja vocação é superar sua condição de prisioneiro do tempo e dos instintos e reconciliá-la com as aspirações ao divino como habitante da eternidade. Por essa
Grande Tríade manifesta-se o Tao, o Caminho. Ao Ser Humano, síntese e mediação dos Dois Mundos, cabe conferir significação a existência e "retornar ao Centro da Roda de onde nunca saiu".

O corpo é território do sagrado, os Meridianos são os caminhos do Chi.
CHI (vapor, sopro, energia)
Toda a operação no corpo humano apoia-se no fluxo do Chi "através dos trajetos pré-existentes" denominados "rios de Chi", traduzidos pelo termo Meridianos. Apoiados nos órgãos físicos que lhe servem de base material os doze Meridianos espelham-se nos dois lados do corpo transportando a energia nutritiva extraída dos alimentos. É por essa Grande Circulação que o complexo meridiano-órgão-função integra a unidade corpo-mente e ordena seu diálogo com o mundo.
Conduzindo o Chi herdado, responsável pela constituição e por todas as qualidades inatas da pessoa - dois Vasos Extraordinários centrais preservam o equilíbrio Yin-Yang dos doze Meridianos regulares e fornecem sustento a todas elaborações que têm lugar nos santuários do corpo.
O exercício das artes terapêuticas chinesas é manter abertos esses caminhos que conduzem a vida.
Poema extraído de *Tao Te Ching (600 a.C)
Capítulo 47
Sem sair da porta
Pode-se conhecer o mundo
Sem ver através da janela
Pode-se conhecer o Caminho do céu
Quanto mais longe saímos
Tanto menos conhecemos
Por isso, o sábio
Conhece sem caminhar
Reconhece sem ver
Realiza sem agir
*Livro escrito por Lao Tsé, inspirou filosofias do Taoísmo e Zen-budismo, além disso, contém os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.
Imagem do livro The Cat and the Tao (Kuen Shan Kwong)